quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Asas da Loucura - Santos Dumont




O GNT exibiu dia 09 10 2010 o documentário inédito Santos Dumont - Asas da Loucura. Realização do programa "Globo Repórter" (TV Globo) em associação com produtores internacionais, entre eles a TV France Cinq e o programa Nova, o documentário traz um dos mais completos registros sobre a vida do brasileiro que é considerado um dos pioneiros da aviação mundial.
Em comemoração ao Centenário do 14 BIS, o programa conta a emocionante história do grande inventor, usando o gênio de Alberto Santos Dumont para reviver a beleza e a majestade dos primeiros vôos realizados pelos pioneiros da aviação.
Com imagens exclusivas e inéditas no Brasil, o documentário mostra os vôos de balão sobre a Paris efervescente do início do Século XX e a reconstituição histórica da vida de Santos Dumont. Do menino que cresceu nas fazendas de café do interior do Brasil, ao jovem que disse ao mundo que "o homem há de voar", a cronologia de uma obsessão envolta em criação, patrocínio e - muitas vezes - o risco de vida nos testes das primeiras engenhocas voadoras.
Inventor ousado e desprendido, Dumont distribuiu prêmios milionários entre os parisienses menos favorecidos e nunca se preocupou em patentear seus inventos.Sua filosofia de vida era criar para o progresso da humanidade, sonhando com um mundo sem fronteiras, unido pelas "máquinas voadoras". Aclamado em todo o mundo por seu invento em 13/09/1906, Santos Dumont tornava-se o primeiro homem a voar num avião em público.
Após 30 anos de uma das maiores invenções de todos os tempos, a determinação, criatividade e genialidade do brasileiro que mudou o mundo se esvaíram. Santos Dumont, que entrou para a história como herói, acabou cedendo à loucura e cometeu suicídio - levado pelo desespero - ao ver que o avião, diferente de suas expectativas, havia se transformado não em um transporte da paz, mas numa arma de guerra.



0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More