Certavez, um cessna 182, quatro a
bordo. Tanques cheios, com 10 kg a menos de carga, no bagageiro, decolou do
interior paulista as 05:00hrs.Após 20 minutos de voo, a aeronave entrou em um
aumento súbito do ângulo de ataque, estolando e caindo logo em seguida.Todos os
passageiros que estavam a bordo, faleceram, e o avião pegou fogo.
Outro caso. Um pipersaratoga TC,
decolou do estado do Acre por volta das 07:00hrs. Tanques cheios, total de 5
pessoas a bordo. O saratoga decola e pega a proa de uma represa. Voo rasante
sobre o mesmo, o piloto perde o controle da aeronave, e a mesma “entra voando
na represa”. Dois faleceram no ato do impacto, e os outros três não acham nem
sequer vestígios até o momento.Um king air 350, decola do Paraguay para o
Brasil. Sete a bordo da aeronave. A aproximadamente 190 milhas para chegarem no
destino aqui no brasil, a aeronave estola, e o king air 350, que estava a 7500
pés, “dá nariz pra terra”, matando todos os seus ocupantes.
No primeiro caso, o piloto
habilitado a voar tal avião, havia, um dia antes, tomado “umas a mais” ficando
até 02:00hrs no churrasco com os amigos, e se deixou levar pelo P.A de sua
aeronave dizendo:
--- O P.A resolve tudo para mim!
O piloto chegou no aeroporto,
três horas depois, e a aeronave já estava no pátio. Checou o combustível,
tropicando no trem de pouso e esbarrando no suporte da asa.
O dono do avião e patrão do
individuo alertou-o:
--- Você esta consciente?
Como resposta, recebeu um sorriso
irônico. Montaram no avião e foram embora.
Transcorridos 20 minutos de voo.
O piloto que sorriu ironicamente dizendo por si mesmo estar consciente,
cochilou, e a aeronave sofreu uma rajada de vento ascendente provocando logo em
seguida, um estol. A aeronave entrou em trajetória vertical descendente e o
dono do avião que não sabia pilotar, morreu, enfartando com o susto daquela
situação, e o piloto, devido ao sono extremo, sofreu desorientação espacial
pela atitude em que se encontrava o avião. Os demais ocupantes, não podiam
fazer nada, vindo a falecer junto no impacto. A aeronave colidiu com o solo e
pegou fogo.
Quanto ao pipersaratoga, o caso
foi totalmente diferente. O piloto havia chegado cedo para realizar o preparo
do voo.Chegou cedo! Em contra partida, havia acabado de chegar da “noitada”. Na
base de energéticos e pílulas que “enganam” o sono, o aviador fez uso dos
mesmos, e foi voar.Montaram e pegaram a proa do destino.
A dado momento do voo, o piloto
se auto julgou-se, dar um rasante para acordar todos a bordo...Deu nariz a
baixo, na proa da represa. Neste momento, os efeitos das pílulas e dos
energéticos passou, e ele, cochilou. A aeronave entrou voando na represa,
matando o piloto, o copiloto, e os outros três, até o presente momento, nem se
tem vestígios.O king air é preparado pela sua tripulação. Tudo pronto, tudo
preparado. Montaram, acionaram, e pegaram a proa do destino aqui no brasil.
O comandante estava a 8 dias
voando fora do comum. Voava em média 14 horas/dia. Tanto operação VFR quanto
IFR. Estava exausto. A fadiga bateu na porta dele e o comandante se entregou.Acionou
o piloto automático ( P.A ) e cruzou os braços, deixando o avião voar
“sozinho”. Com a falta de um sono bom, e vencido pela fadiga, o comandante do
king air 350 esbarrou a mão direita no console de manetes, cortando a mistura e
reduzindo o motor, nisso os motores pararam.Com isso, o famoso “rei dos ares”,
veio de encontro a terra. No momento em que o piloto deu por si, que estava
diante daquela situação, não pode fazer nada, pois o avião atingiu a VNE (
velocidade nunca exceder ) assistindo assim, a sua própria morte, ouvindo
também gritos de socorro, de todos os seus passageiros.
Muita gente se engana. Mas o voo
é para ser realizado por pilotos descansados. Nunca voe cansado. As
consequências seguiram nas linhas acima. Como perceberam, um simples detalhe,
vira uma catástrofe.
Se for na balada, curtir, e tem
que voar no dia seguinte. Lembre-se do preço que essas pessoas pagaram, se
matando, e levando consigo, outras pessoas que não tinha nada haver com o seu
sono, e inclusive, um belo avião.Dentre os mais diversos ramos que a aviação
disponibiliza, uma delas, tem uma grande margem de acidentes fatais. A aviação
agrícola. E um dos principais fatores dos acidentes, são relacionados a falta
de um sono bom, de um descanso merecido ao corpo.
--- Por mais que se voa o dia todo, a noite,
foi feita para repousar. É preciso cautela, e voar descansado. Com isso, todos
os envolvidos tem a ganhar, e a operação corre com rendimento benéfico...A
maquina, como o próprio nome diz, é uma maquina. Porem, ela tem “sentimento”, e
tendo sentimento, a mesma retribui em igual intensidade para com o seu
tripulante.
Portanto. Respeite, para ser
respeitado. Voe a aeronave dentro do limite dela, e dentro do seu limite. Você
precisa da aeronave e a mesma precisa de você.Para provar que a aeronave o ama,
ela não sai na “balada dos ares” e fica vagando igual zumbi perdida por ai. Ela
fica lá. Estaqueada ou hangarada lhe esperando para o próximo destino.
Voe seguro, voe com prudência e
responsabilidade, e faturando dignamente – Segurança de vôo a todos nós.
Tiago Balduino Ricci.
0 comentários:
Postar um comentário